Pâcreas
O pâncreas situa-se principalmente posterior ao estômago. Estende-se pela parede do abdome posterior, a partir do duodeno, à direita, para o baço, no lado esquerdo.
O pâncreas é (secundariamente) retroperitoneal, à exceção de uma pequena parte de sua cauda, e consiste em uma cabeça, processo uncinado, colo, corpo e cauda.
A cabeça do pâncreas está dentro de uma concavidade em forma de C do duodeno.
O processo uncinado é uma projeção da parte inferior da cabeça, que passa posteriormente aos vasos mesentéricos superiores.
O colo do pâncreas é anterior aos vasos mesentérico superiores. Posterior ao colo do pâncreas, as veias mesentérica superior e esplênica juntam-se para formar a veia porta.
O corpo do pâncreas é alongado e estende-se desde o colo até a cauda do pâncreas.
A cauda do pâncreas passa entre as camadas do ligamento esplenorrenal.
O ducto pancreático começa na cauda do pâncreas. Ele passa para a direita através do corpo do pâncreas e, depois de entrar na cabeça do pâncreas, gira inferiormente. Na parte inferior da cabeça do pâncreas, o ducto pancreático junta-se ao ducto colédoco. A junção dessas duas estruturas forma a ampola hepatopancreática, que entra na parte descendente do duodeno, na papila maior do duodeno. Ao redor da ampola, encontra-se o músculo esfíncter da ampola, que é formado de músculo liso. O ducto pancreático acessório esvazia para o duodeno logo acima da papila maior do duodeno, na papila menor do duodeno .Se o ducto acessório for acompanhado a partir da papila menor até a cabeça do pâncreas, descobre-se um ponto ramificado: um ramo continua para a esquerda, através da cabeça do pâncreas, e pode conectar-se com o ducto pancreático, no ponto em que gira inferiormente; um segundo ramo desce para a parte inferior da cabeça do pâncreas, anterior ao ducto pancreático, e termina no processo uncinado. Os ductos pancreáticos principal e acessório, em geral, comunicam-se um com o outro. A presença desses dois