Páscoa
Começa no sábado o Pessach, a Páscoa Judaica. Durante os oito dias de comemoração, é proibido comer ou beber qualquer alimento fermentado. A páscoa para os judeus é a passagem dos hebreus pelo Egito. Simboliza a saída do Egito liderada por Moisés até a terra prometida.
Os judeus relembram que os hebreus foram escravizados por faraó e o mesmo não aceitou libertá-los. Deus então mandou Moisés falar com faraó, mas este não deu ouvidos ao que Moisés dizia. Deus mandou então as dez pragas para fazer com que faraó libertasse seu povo e foi isso que aconteceu. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.
Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pães ázimos e ervas amargosas. À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. Então o faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que os levou a sair do Egito.
O Faraó ao libertar, voltou atrás e juntamente com seu exército foi em busca do povo hebreu para levá-los de volta ao Egito. Deus ,então, mandou que Moisés estendesse seu cajado para a água e então o Mar Vermelho se abriu e o povo atravessou em terra firme. Após a travessia, o Mar se fechou e o faraó com seu exército foram cobertos pela água do mar. Como recordação desta liberação, e do castigo de Deus sobre faraó foi instituído para todas as gerações o sacríficio de Pessach.
É importante notar que Pessach significa a passagem, porém a passagem do anjo da morte, e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos.
Alguns Rituais Judaicos:
No banquete, comem-se:
Ervas