PVE RISCOS AMBIENTAIS
ERGONOMIA
Fernanda Aparecida
Isabela Gonçalves
Laysa Honório
Belo Horizonte, 29 de agosto, 2014
FERNANDA APARECIDA
ISABELA GONÇ ALVES
LAYSA HONÓRIO SILVA
O PVE – Pontos de Verificação Ergonômica apresenta
128 intervenções ergonômicas que buscam atingir efeitos positivos sem a necessidade de grandes custos ou soluções muito sofisticadas, mas com medidas realistas que possam ser aplicadas de maneira flexível, contribuindo para melhores condições de trabalho e maior produtividade.
Professora: Miriam
INTRODUÇÃO
Com o intuito de facilitar a avaliação do local de trabalho, o PVE – Pontos de Verificação Ergonômica, por meio de intervenções ergonômicas de conforto, apresenta uma lista de itens a serem verificados, relatados neste trabalho particularmente os itens relacionados aos Riscos Ambientais ao qual o trabalhador pode estar exposto durante sua jornada de trabalho. Estes riscos abrangem a exposição á ruído, vibrações, iluminação, eletricidade e riscos químicos.
Os itens de PVE relacionados aos Riscos Ambientais propõem uma dinâmica para o responsável pela avaliação por conter os pontos a serem observados, dando a oportunidade de anotar algumas observações referentes a aquele local e priorizar alguns pontos, solicitando uma medida de controle mais eficaz.
RISCOS AMBIENTAIS
88. Isolar ou cobrir as máquinas barulhentas ou determinadas partes delas.
Propõe alguma ação?
( ) Não (x) Sim (x) Prioritário
Justificativa: Em muitos locais de trabalho o nível de ruído criado pelas máquinas pode ser prejudicial à audição e pode afetar a saúde dos trabalhadores (um nível de ruído de 85 a 90 dB(A) ou mais é prejudicial à audição).
Cabines de isolamento para máquinas Isolamento Acústico
89. Dar manutenção periódica às ferramentas e máquinas a fim de reduzir o ruído.
Propõe alguma ação?