Pvc e pva
Punção Venosa Central (PVC) é um dado extremamente útil na avaliação das condições cardiocirculatórias de pacientes em estado crítico.
É um método acurado da estimação da pressão de enchimento do ventrículo direito, de grande relevância na interpretação de sua função.
O método de mensuração da PVC com coluna de água, devido à sua extrema simplicidade e baixo custo, é bastante popular e largamente utilizado, dispensando transdutores eletrônicos sofisticados.
Mensuração da PVC
Para a mensuração da PVC, é necessário o posicionamento de um catéter em veia central (veia cava superior), comumente utilizando-se de punção percutânea de veia subclávia ou veia jugular interna. É checado radiológicamente para certificar-se que o catéter esteja bem posicionado e não esteja dentro do átrio direito.
Pode-se utilizar para a mensuração da PVC, um manômetro de água graduado em cm ou um transdutor eletrônico calibrado em mmHg. Espera-se que haja oscilação da coluna d'água ou do gráfico no monitor, acompanhando os movimentos respiratórios do paciente.
Materiais necessários para se monitorizar uma PVC em Coluna de água.
Monitorização em coluna de água:
01 equipo de monitorização de PVC;
01 frasco de solução fisiológica (100 ou 250 ml);
Fita adesiva;
Régua de nível.
Encontrando o "zero" de referência da PVC
Normalmente são utilizados 03 pontos de referência para se medir pressões intravasculares.
05 cm abaixo do ângulo esternal; o próprio anguloesternal; a linha axilar média.
Coloca-se o paciente em decúbito dorsal horizontal. Encontra-se a linha "zero" através da linha axilar média, observando em que número se encontra diante à escala do equipo de PVC. (Convém encontrar o "zero" todas as vezes em que se forem realizar as medidas, pois existem algumas camas que tem regulagem de altura, e pode ter sido alterada).
Cuidados importantes
Verifique se existem outras soluções correndo no memso acesso venoso central. Caso ocorra, feche todas,