putinha
Mayke da Silva
7° EQUIPE: VIOLÊNCIA ESPORTIVA
Mobilizar ou Imobilizar?
SÃO LUÍS
AGOSTO/2014
COLÉGIO ADVENTISTA DA COHAB
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Eduardo Pinheiro
Enrico Rosa
Iara Monteles
Lucas Ronan
Matheus Werneck
Mayke da Silva
7° EQUIPE: VIOLÊNCIA ESPORTIVA
Mobilizar ou Imobilizar?
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota do 3ºbim./2014, na disciplina de Filosofia, ministrada pela Prof.ª Andréa Cristina.
SÃO LUIS
AGOSTO/2014
I. INTRODUÇÃO
Todo ato de força contra a natureza de algum ser; de força contra a espontaneidade, à vontade e a liberdade de alguém; de violação da natureza de alguém ou de alguma coisa valorizada positivamente por uma sociedade; de transgressão contra aquelas coisas e ações que determinada sociedade define como justas e como um direito, é violência. É, portanto, um ato de brutalidade, abuso físico e ou psíquico contra alguém e caracteriza relações sociais calcadas pela opressão, intimidação, pelo medo, pelo terror.
Podemos constatar que infelizmente, nos dias atuais, estamos vivendo um verdadeiro retrocesso em relação à violência no esporte. Esta violência ocorre dentro e fora dos estágios: violência entre torcedores que não sabem respeitar as pessoas que torcem pra outro time. E a violência que ocorre entre os próprios jogadores, que fazem o anti-jogo, agredindo o colega de profissão. A causa dessa violência está diretamente relacionada à falta de educação das pessoas que saem de suas casas com o intuito de praticar a violência como se os jogos fossem verdadeiras guerras. Em relação aos jogadores que partem para agressão o motivo é o mesmo aliado ao fato de não saberem perder. Considerando, como fato concreto, que o esporte mobiliza multidões, é motivante, é uma paixão nacional, resgatar o esporte como instrumento educativo e isso é função primeira da escola e,