pulloff test
3506 palavras
15 páginas
Ensaio Padrão para a Determinação da Resistência ao Arrancamento de Revestimentos 1. Escopo
1.1 Este método de ensaio estabelece um procedimento para avaliar a resistência ao arrancamento (comumente denominada aderência) de um revestimento em substratos rígidos, tais como metal, concreto ou madeira. O ensaio determina a maior força perpendicular (em tensão) que uma área de superfície pode suportar antes que ocorra o desprendimento de uma placa de material ou se a superfície permanece intacta sob uma força prescrita (aprovação/rejeição). A falha ocorrerá ao longo do plano mais fraco no sistema constituído da peça de ensaio, adesivo, sistema de revestimento e substrato, e será exposta pela superfície de fratura. Este método de ensaio maximiza a tensão de tração em comparação com a tensão de cisalhamento aplicada por outros métodos, tais como o da aderência de resistência ao risco (“scratch”) ou à faca, e os resultados podem não ser comparáveis.
1.2 As medições de resistência ao arrancamento dependem tanto de parâmetros materiais quanto instrumentais. Os resultados obtidos por cada método de ensaio podem ser diferentes. Convém que os resultados sejam apenas avaliados para cada método de ensaio e que não sejam comparados com outros instrumentos. Existem cinco tipos de instrumentos, identificados como Métodos de Ensaio A a E. É essencial identificar o método de ensaio usado no registro dos resultados.
1.3 Esse método de ensaio utiliza uma classe de aparelho conhecida como dispositivos portáteis para ensaio de aderência ao arrancamento (“portable pull-off adhesion testers”).2 Eles são capazes de aplicar uma carga concêntrica, bem como uma carga contrária, a uma única superfície, de modo que os revestimentos possam ser ensaiados, embora apenas um lado esteja acessível. As medições são limitadas pela resistência das ligações adesivas entre a peça de ensaio e a superfície do corpo de prova ou pelas resistências coesivas do adesivo, camadas de revestimento e