Puerp Rio Normal
O puerpério é o período após o parto que ocorre a normalização das funções e estruturas do corpo da mulher, com a involução dos órgãos alterados durante a gravidez.
O puerpério é dividido em quatro períodos:
Primeiras horas após o parto, denominado puerpério imediato;
Do 1º dia ao 10º após o parto, denominado puerpério mediato;
Do 11º ao 40º/45º dia após o parto, denominado puerpério tardio;
Após o 45º dia, denominado puerpério retomo.
A assistência ao puerpério tem como finalidades prevenir complicações e assegurar a lactação normal.
MODIFICAÇOES NO PUERPÉRIO
ABDOME
O útero regride rapidamente e, após o parto, contrai-se formando uma massa dura que pode ser palpada. Normalmente, após o parto, ele se encontra na altura da cicatriz umbilical e diminui cerca de 1 cm por dia. A perda vaginal logo após o parto é denominada sangramentos e tem duração de 12 horas. Após esse período, denomina-se lóquios. O volume da loquiação vai diminuindo com a involução uterina. Quaisquer alterações e odor devem ser considerados.
A puérpera refere dores semelhantes a cólicas nos primeiros dias de involução, principalmente com a amamentação, devido à contração no útero pela liberação de ocitocina.
LÓQUIOS: Perda de sangue, muco e tecidos do interior do útero (via vaginal) durante o período puerperal.
Classifica-se pela coloração:
Rubra: até o 3º dia, vermelho-vivo;
Fúcsia: até o 4º dia, vermelho-escuro;
Flava: até o 10º dia, amarelada;
Alba: do 10º dia em diante, esbranquiçada.
COLO DO ÚTERO, VAGINA E PERÍNEO
Logo após o parto, tornam-se edemaciados, normalizando no puerpério. As lacerações e a episiorrafia em geral têm cicatrização rápida. Em caso de dor, normalmente é administrado anestésico de uso tópico. A vulva e o períneo ficam sensíveis por alguns dias durante o puerpério. Os cuidados que devem ser observados são higiene local após as eliminações, banho diário, manter o local seco e trocar o absorvente com frequência.
BEXIGA
A bexiga também sofre alterações