publish or perish
Este capítulo explora questões pertinentes e essenciais para a redação gêneros textuais normalmente utilizados no âmbito acadêmico. Motta-Roth e Rabuske se mostram a favor da construção qualitativa dos artigos acadêmicos, mas completam que, para mudar o sistema, é necessário participar dele e conhecê-lo. O ponto de vista entregue é defendido através de argumentos satisfatórios e oportunos, tais como: a necessidade de uma leitura profunda; pois ela alimentará a escrita, a seleção das referências; pois estas definiram a perspectiva teórica adotada.
Ainda no mesmo capítulo, são indicados critérios para a devida verificação de qualidade, sendo eles; a qualidade da fonte de onde extraímos os textos, como o fator de impacto, no Brasil o Qualis-CAPES, a indexação; a recência dos trabalhos e a importância dos autores na área específica. Na página 16, especificamente no tópico 1.2.3, são explicitadas estratégias de apresentação, que visam demonstrar seu ponto de vista e dar confiabilidade ao relato de sua pesquisa.
Com argumentos extremamente sólidos, Roth e Hendges não só defendem a qualidade ao invés da quantidade de artigos como dão dicas e orientações, para que se faça prática habitual a leitura e a escrita. Mesmo defendendo o quantitativo, elas explanam que é necessário participar do sistema atual e conhecê-lo, pois a mudança vem de dentro para fora e a qualidade melhora através da prática, ou