Publico e o Privado
DIFERENÇA 2
DIFERENÇA 3
SETOR PÚBLICO X SETOR PRIVADO Setor público - integra aquilo que toda a coletividade e não apenas parte dela, estabelece, explícita ou implicitamente ser de senso comum. Ou seja, tem cuidado para com o coletivo e para com as relações comuns entre pessoas. O bem estar deve ser pautado como primordial ao funcionamento regular da sociedade, tendo por missão fins sociais.
Setor privado - preza pelos interesses de determinados indivíduos e grupos, não objetivando, na maioria dos casos, o bem da coletividade como objetiva o Estado, mas sim, dos indivíduos que integram a esfera privada.
Objetiva lucro, expansão ou rentabilidade.
Setor público – Forma de administração: os indivíduos são sempre concebidos como cidadãos, seja na posição de agentes do poder público, isto é, de servidores do Estado, seja na condição de simples usuários dos serviços públicos ou sujeitos submetidos às leis e normas impostas pelo Estado.
Setor Privado: Forma de administração: os indivíduos são concebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares, podendo se associar e constituir pessoas jurídicas com a finalidade de perseguir os mais diferentes objetivos – econômicos, políticos, religiosos, culturais etc. a personalidade coletiva
Setor público - Instituição – instituída pelo Poder Público com missão e objetivos determinados por lei. Tem objetivos permanentes a serem perseguidos em favor de toda a coletividade e não dos membros que a integram, e age para influenciar, regular ou substituir o mercado.
Setor Privado – Organização - tem missão e objetivos determinados de maneira autônoma. Tem objetivos variáveis, age e muda conforme a lógica de mercado, seja para sobreviver e se adaptar às novas condições de concorrência, seja para tirar maior proveito e expandir.
PATRÕES E EMPREGADOS
Patrões – Pode ser um indivíduo, empresa ou associação sem fins lucrativos.
Empregados – É sempre uma pessoa física