Publicidade e propaganda
Características da Rádio
- Linguagem oral: Até o ouvinte analfabeto entende a mensagem; - Penetração: É o mais abrangente dos meios de comunicação. Leva a informação, entretenimento e educação aos pontos mais distantes do planeta. - Mobilidade: O rádio pode ser levado a qualquer lugar e pode estar com mais facilidade no local dos fatos. - Baixo Custo: O aparelho de rádio não custa tão caro. Em relação ao anunciante, não é uma mídia cara. - Imediatismo: Permite a simultaneidade entre o fato e sua divulgação. Não há como re (ouvir) a informação. - Emoção e Imagem: Não conseguidas pelos recursos de voz, interpretação e sonoplastia. - Interatividade: É a participação do ouvinte a programação.
Um pouco da história
1863: James Clerck Maxwell provou a existência das ondas eletromagnéticas. 1887: Henrich Rodolpg Hertz fez saltar faíscas através do ar. É o que chamamos de ondas Hertzianas (KHz), (MHz), 1897: Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança da sintonia e de frequência (Dial). Guglielmo Marconi (cientista italiano) criou a primeira companhia de rádio e é considerado o inventor. 1890: Padre Landell de Moura (brasileiro) foi percussor nas transmissões de vozes e ruídos. Previu se suas teses a telegrafia sem fios, a radiotelefonia, a radiodifusão, os satélites de comunicação e os raios laser. 1919: Começa a era do rádio. 1920: Westing House: Fez nascer, meio que por acaso, a radiodifusão. Ela fabricada aparelhos de rádio para tropas da I Guerra Mundial. Como fabricou muitos, os aparelhos encalharam. A solução foi instalar uma grande antena e transmitir música para o bairro.
Datas Importantes
1923: Roquete Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira: a Rádio sociedade do Rio de Janeiro. 1932: O governo Getúlio Vargas autoriza a publicidade na rádio. 1934: Criada a rádio difusora, apelidada “Som de Cristal“ onde surgiu o termo “radialista” inventado por Nicolau Tuma. 1938: No