Publicidade e Propaganda
.
Princípios da Publicidade
Capítulo 1 – Para início de conversa. Publicidade ou Propaganda?
No Brasil, é extremamente comum as pessoas acharem que os significados das palavras ‘’publicidade’’ e ‘’propaganda’’ são iguais.
Na verdade não há uma distinção obrigatória ao pronunciar essas duas palavras, a não ser que você esteja redigindo algum texto. Nesse caso, você terá que deixar esclarecido se está usando as palavras como sinônimos, caso contrário você terá que usar corretamente e distintamente as palavras ‘’publicidade’’ e ‘’propaganda’’ e explicá-las. Segundo o autor, as definições para cada uma dessas palavras seriam as seguintes:
Publicidade: processo de criação, planejamento, veiculação, produção e avaliação de anúncios pagos e assinados por organizações tanto públicas, privadas ou do terceiro setor. O objetivo das mensagens publicitárias é induzir o receptor a comprar um produto, utilizar tal loja, abrir conta em um banco, entre outros. Ou seja, induzir o receptor a fazer a ação descrita na mensagem passada.
Propaganda: transmissão de mensagens difundindo crenças e ideologias. Tem como objetivo mudar a atitude das pessoas em relação a uma idéia. Propagação de princípios e fatos.
Exemplo: ‘’Jogue lixo nas ruas’’ é uma propaganda, pois visa mudar a atitude do público. ‘’Compre tal produto’’ é uma publicidade, pois está induzindo o receptor a fazer uma ação específica.
Essa confusão também acontece ao traduzir palavras do inglês para o português. De acordo com o texto, Propaganda é mensagem que difunde ideia ideológica e tem um significado negativo, portanto deve-se evitar dizer que trabalha com propaganda ao se referir ao publicitário. Advertising é processo de planejamento, criação, produção e veiculação de mensagens comerciais e institucionais e é paga. Publicity significa a criação de idéias não pagas nos meios de comunicação ou divulgação boca-a-boca. Aqui no