Publicidade e propaganda
O que fazer então?
Se descartar corretamente é tão importante, o que fazer quando um remédio passar do prazo de validade ou estragar por algum motivo?
Existem duas possibilidade. A primeira seria a criação de pontos para coleta dos remédios vencidos que seriam encaminhados para o descarte adequado. Essas empresas especializadas fariam o recolhimento e incineração dos medicamentos, garantindo que eles não chegariam aos lixões ou redes de esgoto. A outra seria uma mobilização maciça da sociedade para cobrar dos órgãos responsáveis uma medida que solucionasse o problema.
Enquanto nenhuma das duas acontece, o melhor a fazer é reduzi ao máximo a quantidade de remédios jogada fora. Para isso, compre apenas o necessário e lembre-se de pedir ao farmacêutico sempre a quantidade fracionada do medicamento. Isso reduz o acúmulo de produtos e, consequentemente, a quantidade de fármacos descartados diariamente.
O problema é grave a ainda não há uma solução clara para ele. A informação, a mobilização social e a pressão junto às autoridades são as maiores armas para evitar que a contaminação continue e que tanto os homens quanto o meio ambiente sofram cada vez mais com o descarte inadequado de