puberdade e adolescencia
A crise pubertária rompe a tranquilidade afetiva que caracterizou o estagio categorial e impõe a necessidade de uma nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido as modificações corporais resultantes da ação hormonal. Ou seja com a ação hormonal o nosso corpo começa a se modificar, isso ocorre primeiro nas meninas, e depois nos meninos, nas meninas começa a parecer pelos em determinados locais do corpo, assim, como ocorre o crescimento dos mamilos e surge também a menstruação. Já nos meninos ocorre também a criação de pelos, é aonde aparece a barba, também ocorre a mudança na fala né, os meninos começam a falar mais grosso.
E é devido a essas modificações que os adolescentes sentem necessidade de formular uma nova personalidade, é onde ocorre a predominância do conjunto afetivo, onde eles buscam a todo instante o afeto, a atenção das pessoas. Nessa fase também ocorre a direção centrípeta, que é momento em que os adolescentes se sentem como o centro do mundo, e muitas vezes são rotulados como complexados justamente por acharem que tudo ocorre em função deles. ocorre também um ganho nas formas de pensar( quando os adolescentes começam a usar o raciocino hipotético-dedutivo), ou seja, eles começam a pensar simulando hipóteses, ex: uma garota percebe que um garoto a observa muita durante a aula, ela vai começar a deduzir que o garoto pode estar gostando dela, querendo paquera-la.
É nessa fase que o individuo explora mais a si mesmo, em busca de sua identidade autônoma , é quando o adolescente procura se auto afirmar, isso pode ocorrer através do apoio de grupos da mesma idade, que são as famosas tribos.
Por ultimo falar sobre a questão amorosa.