PTCC
Moluscos (filo Mollusca):
- Animais de corpo mole (mollis= mole)
- Corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. Não segmentado, viscoso e a maioria tem simetria bilateral.
- Existem mais de 110 mil espécies descritas.
- A reprodução dos moluscos é sexuada e, a fecundação é interna e cruzada.
- Podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados
- Sistema digestório completo
- Sistema respiratório branquial
- sistema nervoso dos moluscos é ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde partem nervos para as diversas partes do corpo.
- Podem ser encontrados no mar, na água doce e na terra.
- A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.
- Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizada na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores.
Classe Aplacófora
Aplaco-phora, que significa "que não possui concha", são raramente coletados sem grande esforço e gastos. Por não possuírem uma concha, não são integrantes de coleções particulares.
Estes animais são mais parecidos com vermes, com uma cobertura brilhante composta de inúmeros espinhos ou escamas formados de carbonato de cálcio, também conhecidos como escleritos. Cada espinho é expelido de maneira extra celular como nos poliplacófora. O processo se inicia com o encapsulamento de uma célula individual que cresce através da cutícula. Estes espinhos são compostos de aragonita, com excessão das espécies de Notomenia, que não possuem Carbonato de Cálcio.
Abaixo desta capa está o que literalmente o identifica como um molusco, uma rádula (embora algumas espécies não possuam). A rádula não parece ter a mesma função de raspador, com excessão das espécies da família Prochaetodermatidae. Existe uma boca anterior e posteriormente uma pequena cavidade do manto.
Informações sobre crescimento e maturidade sexual são escassas.