PT Andrea
ANDRÉA PAULO DE OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Tauá – Ceará
2014
ANDRÉA PAULO DE OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Filosofia da educação e pensamento pedagógico; Organização do trabalho pedagógico; Psicologia da educação e da apredizagem; Seminário de prática II.
Profs. José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro Nascimento, Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Regina Célia Adamuz, Reinaldo Benedito Nishikawa, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Vilze Vidotti Costa.
Tauá - Ceará
2014
1.INTRODUÇÃO
O PPP define uma ação, tendo a intenção de traduzir o exercício permanente de reflexão de uma comunidade escolar, sobre sua realidade e necessidades. Percebe-se que o PPP caracteriza uma prática de gestão participativa buscando envolver o corpo gestor, corpo docente e discente, corpo técnico-administrativo e vigias. Nas dimensões do projeto apresenta democracia, respeito e equidade de direitos ao acesso universal da escola.
O projeto político pedagógico (PPP) da escola é entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares.
Nesse sentido o projeto político pedagógico torna-se uma ação transformadora humana, resultado de um planejamento resistente e alternativo ao projeto escolar. O PPP transforma-se em um movimento de ação-reflexão-ação que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola