Pspsicopatologia Fenomenol Gica
7937 palavras
32 páginas
Loeci Maria Pagano GalliPsicopatologia Fenomenológica
Psicopatologia é o estudo dos transtornos da conduta. A palavra conduta provém do latim e quer dizer conduzindo ou guiando.
A psicopatologia toma suas origens da filosofia alemã e, mais particularmente, da obra de Husserl (1859-1938) e de Heidegger (1889-1976). A contribuição da fenomenologia conduziu a uma pluralidade de pontos de vista em psicopatologia. Dois métodos são mais conhecidos, o primeiro que se pode qualificar de descritivo dos fenômenos de Karl Jaspers (1883 – 1969) nesta concepção a psicopatologia ocupa-se, sobretudo como os “doentes” vivem, visa desvelar significações. O segundo método é o de Ludwig Binswanger (1881 – 1966) seu trabalho conduz a Daseinsanalyse (análise existencial, análise da presença humana), atitude partindo da compreensão do homem em todas as suas formas e todos os seus mundos. De acordo com Binswanger é preciso compreender o mundo do “doente” e de situar os momentos que contribuíram para desenvolver a estrutura de sua personalidade.
Os planos qualitativos de pesquisa se iniciam com observações específicas, com o exame minucioso de casos individuais. Tentar compreender os fenômenos tais como naturalmente vão surgindo constitui a própria justificativa da utilização de planos qualitativos de empregar uma análise indutiva e do desenrolar na forma de uma entrevista naturalista.
A reflexão de Heidegger (1997) em Ser e Tempo sobre o ser humano segundo
Binswagner se tornou indispensável para a psiquiatria enquanto ciência. Sua ontologia fundamental não apenas se converteu num marco do pensamento filosófico do século
XX, como causou grande repercussão nas ciências humanas. A daseinsanalyse foi aplicada por Binswanger e Minkowski, entre outros, na compreensão das doenças mentais. A noção do ser-no-mundo difundiu-se amplamente pelas ciências humanas desde que foi formulada por Martin Heidegger no tratado Ser e Tempo (Sei und Zeit) de 1927.
Ele busca em sua obra o sentido do ser. A