psiscologia
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em 1879 em Paris na França foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, por isto o interesse do mesmo em desenvolvimento infantil, onde graduou –se em medicina e depois em psicologia fazendo também um curso de filosofia. Wallon atuou também como medico na Primeira Guerra Mundial entre (1914-1918 ), ajudando a cuidar das pessoas com distúrbios psiquiátricos. Mas na frente em 1925, ele criou um laboratório de psicologia infantil onde conhecia e estudava o desenvolvimento das crianças ,ao longo do tempo após quatro anos Wallon tornou-se professor de uma Universidade chamada Sorbone e vice presidente de uma instituição onde ajudou a modificar a o sistema de ensino daquele país onde se tornou presidente até morrer em 1962 em Paris aonde nasceu.
Wallon durante toda sua vida se dedicou em estudos e projetos em conhecer a infância e os caminhos da inteligência que uma criança desenvolve em 1948 ele lançou uma revista chamada Enfance , que serviria como uma plataforma no mundo da educação com ideias elaboras que rapidamente se transformou como uma bíblia para os professores e pesquisadores, onde ele fala que a escola proporciona formação integral como (intelectual, afetiva e social).
Sua teoria pedagogia, que diz que o desenvolvimento intelectual provoca o envolvimento muito mais do que um cérebro onde abalou as convicções numa época em que a memoria era a principal erudição em construção do conhecimento. Wallon foi o primeiro psicólogo a levar não só corpo de uma criança para dentro de sala de aula e sim suas emoções. Fundamentou também suas ideias em quatro elementos como a:afetividade , o movimento e a formação do eu como uma pessoa. Para Wallon as emoções se tornam em um papel principal no desenvolvimento da pessoa, sendo através da emoção que os alunos demostram seus desejos e suas vontades, sendo expressões