Psiquiatria Forense
Recife
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 NEUROSES
2.1 TOC
2.2 TAG
2.3 Estresse Pós-traumático
2.4 Síndrome do Pânico
2.5 Hipocondria
3 PSICOSES
3.1 Transtorno Bipolar do Humor
3.2 Esquizofrenia
3.3 Psicoses Orgânicas
3.4 Psicoses Tóxicas
4 REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Psiquiatria Forense é um ramo da Psiquiatria destinado a tratar das disfunções psiquiátricas envolvidas nas causas legais. Tais problemas são oriundos da neurose ou da psicose, que são doenças ou condições que afetam a saúde mental.
As neuroses são frutos de tentativas ineficazes de lidar com um conflito e traumas inconscientes. O individuo apresenta incapacidade de solucionar questões internas e externas de maneira satisfatória. Esses distúrbios podem ser divididos em: neurose obsessiva, neurose histérica, neurose de ansiedade e neurose adquirida.
Já a Psicose refere-se a qualquer estado mental que prejudica o pensamento, percepção e julgamento. A pessoa que experimenta um episódio psicótico pode ter diversos sintomas, como alucinações, paranoia, e até experimentar uma mudança na personalidade. Esses episódios podem afetar pessoa com ou sem doença mental. Tradicionalmente a psicose pode ser dividida em: psicose orgânica e psicose funcional.
As pessoas que cometem crimes ou contravenções são responsabilizadas perante a Justiça por seus atos, ademais, se for constatado que no momento da conduta delituosa o individuo encontrava-se acarretado de uma disfunção mental, o mesmo terá sua responsabilidade afastada na medida em que a doença o impossibilitou.
Nos mesmos moldes, dependendo da intensidade da doença mental, o individuo pode perder, total ou parcialmente sua capacidade civil. Isso será decidido judicialmente após uma avaliação, denominada perícia, feita pela Psiquiatria Forense.
2 NEUROSES
2.1 TOC
...
2.2 TAG
Trata-se de um distúrbio, frequentemente associado a preocupação