Psicólogo pesquisador
Para se desenvolver uma pesquisa é necessário vários quesitos que vão desde uma preparação acadêmica apropriada como o Mestrado e Doutorado e Pós-Doutorado, até uma sistematização na forma de projetar, colher dados, obter permissão legal para se iniciar a pesquisa junto ao Comitê de Ética, escolher o método e seu objeto de estudo e incluir resultados conclusivos e analíticos. Após o término da pesquisa, é necessário que se faça a divulgação através de Congressos ou publicações em revistas conceituadas e que mantêm um alto grau de rigor na avaliação de suas publicações. Os entrevistados relataram que é preciso também, estar vinculado a uma Universidade, na área da docência o que permite contato direto com a própria pesquisa ou indiretamente, através do acompanhamento e orientação de pesquisas realizadas por alunos.
Nossos entrevistados são graduados em Psicologia sendo que, um deles, se interessou pela pesquisa durante a graduação, cursou o Mestrado, Doutorado e atualmente faz Pós-Doutorado e aguarda uma resposta favorável do comitê de ética para dar início à sua pesquisa.
O segundo, após a graduação fez um estágio na área da Neuropsicologia, depois, fez curso de aperfeiçoamento nessa mesma área e após , o Mestrado e doutorado. Atualmente está decidindo o que pesquisar na Neuropsicologia, e atualmente atua como docente. O outro entrevistado já se interessou por pesquisas durante a graduação ingressando no curso de iniciação científica e depois o Mestrado e ainda pretende fazer o Doutorado.Atualmente não está envolvido diretamente, mas orienta alunos na iniciação científica e também dá aulas. O tempo para a realização da pesquisa depende do tipo e do tema escolhido, algumas poderão durar meses e outras até anos. O lugar utilizado poderá ser em laboratório, ambulatório ou clínica quando se tratar de estudos ligados à parte prática ou funcional de seres humanos ou em ambientes considerados naturais( escola, a