psicoterapia de habib davanloo
3090 palavras
13 páginas
Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica: Um Enfoque na Psicoterapia Dinâmica Intensiva Breve Descrita por Habib DavanlooO presente trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina de Psicoterapias Dinâmicas e tem como objetivo realizar um apanhado teórico geral sobre a corrente das Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (PBOD). Tal corrente engloba abordagens terapêuticas variadas, que no entanto atuam a partir de uma base psicodinâmica comum. Entre esses aspectos comuns podemos destacar a aliança terapêutica, o precoce estabelecimento da transferência, a interpretação ativa do foco terapêutico, as interpretações dos vínculos com os pais e da transferência com o terapeuta, bem como o planejamento do término da terapia em um período pré-delimitado (Grether & Hassene, 2007).
Dentro do universo das PBOD iremos enfocar a Psicoterapia Dinâmica Intensiva Breve (PDIB) descrita por Habib Davanloo. Nosso trabalho consiste em uma revisão da literatura produzida sobre os dois assuntos, sendo que
DESENVOLVIMENTO
1.A Psicoterapia Breve de Orientação Dinâmica
As Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica seguem abordagens terapêuticas que variam entre si, mas que convergem no sentido de que tem como origem comum a teoria psicanalítica tradicional, descrita por Sigmund Freud.
Os primeiros tratamentos de Freud eram curtos, ativos e diretivos. Como exemplo desses tratamentos breves pode-se citar o Caso Dora (Freud, 1905/1996), com duração de 3 meses, e também o Caso do Homem dos Lobos, no qual o anúncio do fim do próprio processo terapêutico permitiu que a análise saísse de uma situação de impasse (Laplanche & Pontalis, 1970).
No entanto, o período de duração dos tratamentos foi progressivamente tornando-se mais extenso à medida em que a teoria ampliou-se e tornou-se mais complexa. Dessa forma, a técnica psicanalítica tradicional acabou por apresentar uma despreocupação com o tempo de tratamento, já que esse não pode ser previamente determinado, além de variar