PSICOTERAPIA DE GRUPO E OS PROCESSOS GRUPAIS
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
Junho de 2013
PSICOTERAPIA DE GRUPO E OS PROCESSOS GRUPAIS
Autores: Danielle Costa, Ligia Capistrano e Soluara Fernandes
Profa. Orientadora: Iane Castro
Palavras-chave: Processo Grupal. Psicoterapia. Terapia Grupal. Psicologia.
Resumo
Este artigo propõe apresentar um estudo desenvolvido dentro de uma instituição de ensino e saúde locada na cidade de Fortaleza. Este trabalho pretende ampliar a visão de como a prática vivencial e observação pode ajudar no exercício da psicologia e como é facilitadora para trabalharmos os processos grupais e identificação de grupo, dentro de uma instituição, como sendo áreas de desenvolvimento importantes. Esta proposta reuniu informações teóricas e empíricas, através de um estudo de campo, com base nas observações não participante, observações da instituição, pesquisas bibliográficas e orientações. Faremos uma discussão acerca dos resultados coletados.
Introdução
A realização do trabalho em questão, é referente ao programa da disciplina de Práticas Integrativas VII do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza, justifica-se a partir da necessidade de uma compreensão mais aprofundada a respeito dos processos grupais. Para a realização do presente trabalho utilizamos diferentes técnicas, estratégias (estudo de caso, observação não participante, análise dados, diários de campo) e dessa forma articulamos com os conhecimentos das que embasam a constituição dos grupos, entre outros aspectos que despertam o interesse acadêmico, no que tange aos processos grupais.
Para aproximação empírica, escolhemos um grupo existente no NAMI, para a realização desse trabalho. Os temas abordados foram escolhidos pela a ampla diversidade de pesquisas e pela curiosidade de entender vivenciando como são colocadas os processos grupais, observando sua estrutura, funcionamento e a dinâmica dos pacientes de um grupo terapêutico que acontece dentro do