Psicoterapia breve - as quatro tarefas
SÃO 4 ( QUATRO) AS TAREFAS
1- Formular uma intervenção inicial baseada na angústia que motivou a procura por auxílio; 2- Reconhecer se há crise ou não 3- Distinguir o foco 4- Decidir a indicação * A experiência mostra que 1 a 4 sessões são suficientes para a realização das tarefas, para o esclarecimento de uma aliança terapêutica e o início de elaboração em torno da angústia que levou o pc à consulta. * A primeira sessão é com o objetivo de formular uma pergunta: o porquê da consulta, qual a angústia em pauta, qual o sentido que poderá ter a psicoterapia, em função do questionamento levantado. * A pergunta deverá fazer sentido para o pc. * Movido pela angústia que o levou a procurar o atendimento o pc além do desejo de ser escutado quer ouvir a opinião do profissional a respeito do problema que acabou de relatar. * Apenas ouvir o pc não é garantia de que ele irá voltar, pois ele pode sair frustrado. * Uma das idéias das quatro tarefas é que ela propicia tempo suficiente para que haja um conhecimento mútuo. (Pc e terapeuta)
1ª TAREFA O interesse volta-se para emissão de uma intervenção verbal pertinente, baseada na angústia do pc.A intervenção estará permeada pela escuta do motivo da consulta e pela avaliação inicial da personalidade.
2ª TAREFA Consiste em verificar se o pc está ou não em crise. A crise é entendida como uma ruptura de sentido de vida, identifica-se mediante perguntas dirigidas ao pc, indagando sobre aspectos de sua existência, tais como perspectiva de vida, sentido da existência, pretensões quanto ao futuro.A indicação de PB é influenciada pelo fato de o sujeito estar ou não em crise,