Psicossomatica no trabalho
A expressão foi usada a primeira vez e, 1922(literatura alemã). Mas a compreensão de que a mente e o corpo são interligados remonta há mais de 5.000 anos A.C. Hipocrates já dizia que para que as curas ocorressem seria necessário aos médicos conhecerem o todo, não somente o físico.
Psicossomática é o estudo das relações entre as emoções e os males do corpo, baseia-se na observação de que estresses psicológicos e sócio-culturais podem desempenhar um papel na predisposição, inicio curso e resposta ao tratamento de algumas alterações fisiológicas e distúrbios orgânicos.
A culpa, o medo, a tensão do dia-a-dia, não podem ser medidos, mas podem ser tão patogênicos quanto um vírus.
Doenças psicossomáticas são doenças físicas provocadas por um estado emocional alterado e prolongadas. O corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio. Se a tensão e outros fatores desequilibrarem a gangorra, o corpo vai buscar uma adaptação através de alterações em sua química, que poderá ser danosa para o resto do organismo, levando ao que se denomina de moléstias de adaptação.
PRINCIPAIS DOENÇAS PSICOSSOMATICAS:
1 ? Distúrbios Cardiovasculares - Tais como Prolápso de Válvula Mitral, doença coronariana, infarto do miocárdio e a hipertensão.
2 ? Distúrbios Respiratórios: Síndrome de Hiperventilação (respiração aumentada para além daquela necessária para manter os gases sanguíneos dentro da variação normal), Asma (constrição dos brônquios).
3 ? Distúrbios Imunológicos: Distúrbios alérgicos, câncer, Distúrbios auto-imunes.
4 ? Distúrbios Gastrintestinais: (Um dos locais mais comuns de sintomas psicossomáticos): Síndrome do colo irritável, Doença péptica ulcerosa (ulcera no estomago ou duodeno), doença de Crolm, colite ulcerativa.
5 ? Distúrbios Cutâneos: Prurido (coceira), Psoriase (dermatite crônica ? lesões avermelhadas ? aparência prateada e escamosa),