Psicose e tratamento
1. O que é psicose........................................................................................3
1.1 Esquizofrenia..........................................................................................4
1.2 O desejo Inconsciente.............................................................................5
2. Possibilidades de tratamento a partir da Psicanálise................................8
3. Conclusão................................................................................................10
4. Referências Bibliográficas........................................................................11
Introdução
Este trabalho tem como proposta apresentar a definição da psicose, suas principais características e sintomas. A seguir discutiremos sobre os tratamentos possíveis das psicoses a partir das vertentes estudadas na disciplina de Teorias da personalidade ll.
Foram realizadas consulta a artigo, livros relacionados ao tema, para melhor explorar o transtorno psicótico e seus sintomas como também as dificuldades enfrentadas pelo profissional e paciente no tratamento da psicose através da psicanálise.
1. O que é psicose?
As síndromes psicóticas caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e o comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados (Janzarik, 2003). Os sintomas paranóides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. Em alguns casos, observa-se uma desorganização profunda da vida mental e do comportamento, de qualidade diversa à que ocorre nos quadros demenciais, no delirium ou nos quadros de retardo mental grave (Schimid, 1991). Um paciente psicótico tende a perder o contato com a realidade, sem ser regido pelo princípio de