Psicopedagogia
A Psicopedagogia investiga quais são os fatores que estão interferindo na aprendizagem e trata as dificuldades que o aluno está enfrentando. Geralmente as dificuldades encontradas pelas pessoas, que estão em eterno processo de aprendizagem, são de ordens pedagógica, afetiva e/ou orgânica.
A maioria das crianças e adolescentes atendidos no meu consultório é encaminhada por educadores que identificaram as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. São casos que envolvem desmotivação, a desatenção, as dificuldades com a memória, a agitação constante, a leitura lenta, a compreensão do conteúdo lido que para o aluno, acaba se distorcendo, a dificuldade com a matemática, dentre outras matérias, inclusive atividades físicas, o “branco” na hora de realizar as provas e a preguiça são alguns dos sintomas apresentados pelos alunos, que motivam os educadores e aos pais encaminhá-los para uma avaliação e tratamento com um psicopedagogo.
P. Para quê é indicada?
A Psicopedagogia é indicada quando uma pessoa estiver enfrentando problemas na aprendizagem, inclusive no trabalho. Não é só com crianças e adolescentes que apresentam problemas na escola, adultos que apresentam dificuldades tanto nas atividades da vida diária como no desempenho acadêmico e/ou profissional, podem contar com os Psicopedagogos que os auxiliarão na identificação das causas destas dificuldades e indicarão o tratamento mais adequado.
P. Quem é a pessoa que trabalha com a Psicopedagogia, como é seu trabalho e como avalia o problema?
Os profissionais da Psicopedagogia são especialistas na área, ou seja, são formados em cursos de pós-graduação. Atualmente é necessária a graduação em Psicopedagogia.
Além desta formação os Psicopedagogos precisam estudar muito as teorias da aprendizagem, os processos mentais envolvidos no aprender e fundamentalmente as questões afetivas, orgânicas e ambientais das quais a aprendizagem sofre influência.
Atualmente os achados