Psicopedagogia
UCAM – A VEZ DO MESTRE
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Regina Maria Costa Silva
Rio de Janeiro
2013
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
UCAM – A VEZ DO MESTRE
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado no Curso de Pós graduação em Psicopedagogia da AVM – Faculdade Integrada, da cadeira de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Professora Lidia Alvarenga.
Rio de Janeiro
2013
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Com base nas duas aulas, elabore um texto que mostre a aplicação da Psicopedagogia nos seguintes aspectos;
1 – O Ser Cognoscente / Eu Cognoscente
Logo que surgiu no Brasil, a psicopedagogia trabalhava o sujeito com queixa de fracasso escolar. Dessa forma, o que era levado em consideração eram os sintomas das dificuldades de aprendizagem e não as causas. Os objetivos ficavam apenas em remediar esses sintomas e não tratá-los.
Aos poucos, a psicopedagogia foi mudando a forma de compreender o sujeito e seu sintoma passa a ser visto como um sinal, ou seja, uma manifestação de desarticulação em algum aspecto da sua aprendizagem (afetivo, cognitivo ou social). Com isso, a psicopedagogia entra numa nova fase, onde seu objeto passa a ser o processo de aprendizagem e seu objetivo então será o de remediar ou refazer esse processo em todos os aspectos. Assim, a noção de psicopedagogia passa a ser percebida como um saber independente, tendo seus próprios instrumentos corretivos e preventivos.
Constatou-se com o tempo que a relação psicopedagógica não se estabelece entre o psicopedagogo e o processo de aprendizagem e sim com o sujeito desse processo, que é o Ser Cognoscente.
O pensamento psicopedagógico então deverá mudar, pois vai exigir uma redefinição desse campo de estudo, ou