Psicopedagogia
IESDE Brasil S/A – Universidade Castelo Branco
Curso: Psicopedagogia
PROJETO DE PESQUISA
Título: As relações família x escola: integração e cooperação
Aluna: Marilândia Silvestre Rodrigues
Lagoa Santa
Junho/ 2003
Título: As relações família X escola: integração e cooperação
Tema: A importância da integração entre a família e a escola como instrumento de apoio e motivação do processo ensino-aprendizagem.
Problematização:
Numa época de constantes mudanças, a educação torna-se motivo cada vez mais de comprometimento com a formação e construção da cidadania. O papel da família é de fundamental importância para a educação, mas, a realidade escolar confirma uma grande ausência dos pais no processo de ensino-aprendizagem. O tema é complexo, devido a linha divisória que existe entre o público e privado, e pela qual família e escola se sentem expostos na sua fragilidade ao interagirem.
Justificativa:
A família tem papel fundamental na educação das crianças. Tendo em vista que o ser humano aprende o tempo todo e, nas diversas instâncias da vida. Assim, para formar indivíduos sociais e cidadãos é preciso reconhecê-los como produtos do meio, em que tanto pais quanto mestres são representantes das crianças no processo de socialização.
Objetivo Geral: Analisar o papel da família no contexto educacional a partir das transformações constantes na sociedade contemporânea.
Objetivos Específicos:
- Refletir sobre a presença da família no cotidiano escolar;
- Analisar a concepção e estrutura das famílias, antiga e atual;
- Verificar a importância e influência da educação familiar no processo de ensino-aprendizagem.
Revisão de literatura:
COOL (1999, p. 10), estudioso das relações familiares no processo de aprendizagem, cita que a sociedade atual tem transferido toda a responsabilidade educacional para a escola e afirma que “entendida basicamente como educação escolar, é