Psicopedagogia
Título: O Psicopedagogo e as Dificuldades de Aprendizagem.
Autor: Ciléya Barros Fontes
Curso: Psicopedagogia Clinica e Institucional
Tema: O Psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem.
Problematização:
A Psicopedagogia é uma área do conhecimento e de atuação que tem como objeto de estudo e de trabalho o processo de ensino e aprendizagem e os transtornos que podem ocorrer neste processo.
O Psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de forma como prevenção ou de forma terapêutica, para assim compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias e objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.
Por se tratar de uma atividade relacionada às dificuldades escolares, primeiramente, pensa-se que o Psicopedagogo deva trabalhar na escola, lugar onde são produzidos a maioria dos problemas escolares, mas são vários os campos onde o mesmo pode está atuando, como nas próprias escolas, clínicas, espaços de atendimentos ou até mesmo em empresas.
Segundo Bossa (apud. Porto 2006 pagina 11) “o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.”
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem como caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola.
Diante desses aspectos questiona-se:
Como o profissional da are a psicopedagógica pode desenvolver um trabalho preventivo e terapêutico com essas crianças?
De que habilidades o psicopedagogo pode utilizar para realizar esse trabalho?
Essas intervenções