Psicopedagogia escolar
Práticas Psicopedagógicas Sônia Lasmar
Área interessada em investigar a relação do ser humano com o conhecimento.
A Psicopedagogia, no âmbito da Instituição Escolar trabalha com a atuação preventiva,
Ajudando no assessoramento pedagógico.
Falar de Psicopedagogia é falar de aprendizagem. Este processo estrutura-se, segundo a concepção teórica que vimos assumindo, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento.
Segundo VISCA ( 1987, p.75 ) “desde a idade mais tenra, nas trocas que faz com a mãe, a criança já está realizando aprendizagens, ao mesmo tempo que vai construindo um estilo próprio de aprender, modificando-o e ampliando-o à medida que outras interações vão acontecendo”.
Falar de aprendizagem no interior da instituição educacional é falar de um contínuo movimento de interações entre os agentes educativos, que resulta em trocas, descobertas, construção e reconstrução tanto do conhecimento quanto das relações e ações. ( BARBOSA, 2001, p.31 ).
Pensar em Psicopedagogia como um olhar articulado e sem barreiras na ação institucional é falar de um exercício Psicopedagógico que se constrói no processo, buscando-se caminhos para superar desafios, como parte da aprendizagem do grupo.
É analisar um processo que inclui questões metodológicas relacionais e socioculturais , englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade.
Alícia Fernández, adverte para a especificidade do olhar e da escuta psicopedagógica. Mensagem: ( )
Segundo esta autora, os primeiros passos para intervenções são dados pelas ações de escutar-olhar.
Escutar não é sinônimo de silenciar.
É abrir-se para ouvir, decifrar, receber o que está no ambiente, à nossa disposição.