PSICOPEDAGIA
RESUMO
O presente trabalho discorre sobre dificuldades no processo do aprendizado de leitura e escrita em alunos do ensino fundamental, verificando algumas definições sobre aprendizagem, bem como o papel da psicopedagogia no auxilio para sanar e/ou amenizar dificuldades, buscando desenvolver metodologias e técnicas diferenciadas no intuito de ampliar possibilidades de desenvolver a aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica especificamente nas concepções de aprendizagem de Freud, Skinner, Piaget e Vygotsky, a proposta partiu da vivência no dia a dia da escola observando e ouvindo a queixa de professores que dizem hoje encontrar maiores problemas de aprendizagem que em anos anteriores. Objetiva-se que o mesmo sirva de pesquisa e orientação para o desenvolvimento de ações voltadas ao ensino da leitura e escrita no âmbito do ensino fundamental, bem como um novo olhar para os tempos e as necessidades de inovação na prática pedagógica. Palavras-chave: Aprendizagem; Dificuldades na Escrita; Leitura; Psicopedagogia.
1 INTRODUÇÃO
O termo aprendizagem é abordado hoje com um olhar diferente e necessariamente está presente no dia a dia das pessoas especificamente das crianças em idade escolar e no âmbito da escola por fazer parte do lugar onde o conhecimento mais especifico é tratado. No entanto sabe-se que não necessariamente a aprendizagem aconteça somente na escola, pois faz parte da vida dos indivíduos que convivem em diferentes lugares e aprendem constantemente ao longo de suas vidas.
Com a obrigatoriedade de todos estarem na escola é mais aparente também as dificuldades de aprendizagens que antes eram eliminadas pela exclusão ou nem chegavam até as escolas crianças que não fossem consideradas “aptas” para o ensino dito normal. Os problemas de aprendizagem na escola são muitos, mas o mais frequente é a queixa de que as crianças não leem e não