Psicopatologia
Modulo 2_Alteraçoes Psicológicas da Infância
Reposição de Aulas
Modulo 2_Alteraçoes Psicológicas da Infância
Professor(a): Célia Oliveira
Aluno: André Filipe Lourenço Nº7
Introdução
Este trabalho foi proposto pela professora de psicopatologia Célia Oliveira no motivo de repor as aulas (5 horas). Este módulo vai nos falar das alterações psicológicas da infância como a hiperatividade/défice da tenção, As dificuldades de aprendizagem e como se lida com essas situações na escola.
Hiperatividade/ Défice da tenção
Aspetos gerais
Perturbação caracterizada pela associação de sintomas de excesso de atividade motora, défice da tenção e impulsividade, os quais persistem ao longo do tempo e se evidenciam pelo menos dois contextos (Ex: casa escola situações sociais).
O início é precoce e frequentemente associados a problemas de desenvolvimento e de comportamento.
O quadro pode variar em função da idade e no nível de desenvolvimento e o diagnóstico deve ser cauteloso em crianças pequenas.
Na idade pré-escolar, as crianças com estas perturbações diferem das crianças normalmente ativas, pela sua incapacidade total de permanecem sentadas ou envolvidas em atividades tranquilas como por exemplo ouvir uma história, apresentado um estado irrequieto extrema, por vezes associados a comportamentos potencialmente perigosos.
Na idade escolar e na adolescência o quadro é semelhante, embora ao longo do tempo a hiperatividade se torne menos intensa e acompanhada de sentimentos de inquietação. O défice de atenção e a impulsividade geralmente mantem-se.
A questão diagnostica fulcral consiste em avaliar se os níveis de atividade, grau de impulsividade e défice da tenção interferem significativamente (ou não) com o desempenho escolar, relações com os pares e funcionamento familiar e causam grande sofrimento a criança.
Fatores de Risco
-Genéticos e constitucionais.
-Lesões cerebrais, principalmente se associadas a atraso mental como