Psicopatologia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PSICOLOGIA
SEMINÁRIO DE PSICOPATOLOGIA
SANTOS
2011
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PSICOLOGIA
A SENSOPERCEPÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES
(INCLUINDO A REPRESENTAÇÃO E IMAGINAÇÃO)
Flávia Rodrigues
Laiz Texeira
Patricia Bea
Thabata Mele
SANTOS
2011
Psicopatologia e a Semiologia dos transtornos mentais
Capitulo 14 (A sensopercepção e suas alterações)
Definições básicas
Sensação
Fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos, ou biológicos, variados originados dentro ou fora do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando – os.
As diferentes formas de sensação são geradas por estímulos sensoriais específicos, como visuais táteis, auditivos, olfativos, gustativos, proprioceptivos e cinestésicos.
Percepção
Entende - se a tomada de consciência, pelo individuo, do estimulo sensorial. Relacionada com experiências do individuo e com o contexto sócio – cultural.
A sensação é um fenômeno passivo e esta relacionada com a dimensão neuronal e a percepção é um fenômeno ativo e esta relacionada com a dimensão neuropsicológica e psicológica.
Delimitação dos conceitos de imagem e de representação
O elemento básico do processo sensopercepção é a imagem perspectiva real ou apenas imagem. E se caracteriza pelas seguintes qualidades: * Nitidez: imagem nítida e seus contornos são precisos * Corporeidade: a imagem é viva, corpórea, tem brilho e cores. * Estabilidade: a imagem é estável, não muda. * Extrojeção: é provinda e percebida no espaço exterior. * Ininfluênciabilidade voluntária: não consegue alterar voluntariamente. * Completitude: a imagem apresenta desenho completo e com todos os detalhes.
A imagem e a representação
É preciso distinguir o fenômeno imagem e representação. A imagem é o fenômeno que se ocorre. A representação é a reapresentação desde fenômeno na consciência, sem que