Psicopatologia em Análise do Comportamento
ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO A AC está interessada nas relações entre os eventos ambientais e as ações do organismo, ou seja, na relação entre estímulo e resposta. Usa da análise funcional para identificar essas relações;
Deve especificar a ocasião em que a resposta ocorre, a própria resposta e as consequências reforçadoras (cpto operante)
PASSO A PASSO DA A.F
1. PASSO:
Identificação do comportamento de interesse. O analista precisa observar o comportamento e/ou a obter relatos de outras pessoas
O cpto de interesse deve ser enunciado em termos de ação do participante.
Para que uma definição fique completa, é aconselhável identificar exemplos e não-exemplos ( que não está relacionado com o comportamento de interesse).
Classe de resposta: agrupamento de comportamentos que compartilham a mesma função, mesmo que haja topografias diferentes. Sua identificação requer repetidas observações de diversos comportamentos e dá-se pela constatação de regularidade de funções de diferentes formas de comportamentos.
Também pode ser foco de interesse cptos que são omitidos ou que não ocorrem.
Fortalecer cptos adaptados que sejam funcionalmente equivalentes àqueles que estão causando problemas, nem que seja necessário desenvolver novos repertórios de cpto que possam substituir o cpto problema, ou reforçar o repertório que já existe.
2. PASSO
Identificar e descrever o efeito comportamental, ou seja, a frequência, duração ou intensidade.
3. PASSO
Identificação de relações ordenas (são as consequências mantenedoras do cpto, ou seja, o que está mantendo o cpto) entre variáveis ambientais e o cpto de interesse, bem como identificar as relações entre o cpto de interesse e outros cptos.
Após isso inicia-se a descrição da situação antecedente e da situação subsequente ao cpto de interesse, identificando em seguida quais são condições antecedentes e quais são as consequências.
Consequências: estímulos