Psicomotricidade
Conceito
É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
Como trabalhar a psicomotricidade?
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
O que a psicomotricidade trabalha?
Ela trabalha através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Algumas atividades psicomotora:
Engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc...
A importância da atividade física no corpo
Vida é sinal de atividade, movimento, ação. Para preservar a vida e proporcionar mais saúde e qualidade a ela, o exercício é elemento fundamental.
Logo ao nascermos, a atividade física é uma das grandes responsáveis pelo nosso desenvolvimento neuropsicomotor. Crianças que ficam mais restritas levam maior tempo para se sustentar, engatinhar e finalmente caminhar. Por isso, devem ser estimuladas, desde muito cedo, ao movimento.
Quanto mais espaço para se movimentarem e explorarem o ambiente, mais rapidamente se