PSICOMOTRICIDADE
1.O que é ?
A palavra “PSICOMOTRICIDADE” é formada pelo termo grego PSYCHÉ – significando alma – e a palavra latina MOTO, que significa “MOVIMENTO FREQÜENTE”.
2.Como surgiu?
Foi na França, entre o final do século XIX e o início do século XX, que a Psicomotricidade começou a considerada dentro da área médica.
3.Qual a importância de Henri Wallon para Psicomotricidade?
Henry Wallon, médico psicólogo, ocupa-se do movimento humano dando-lhe uma categoria fundante como instrumento na construção do psiquismo. Esta diferença permite a Wallon relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo.
4.Como passou a ser vista a psicomotricidade na década de 70?
Na década de 70, diferentes autores definem a Psicomotricidade como uma motricidade de relação. Começa então, a ser delimitada uma diferença entre uma postura reeducativa e uma terapêutica que, ao despreocupar-se da técnica instrumentalista e ao ocupar-se do "corpo de um sujeito" vai dando progressivamente, maior importância à relação, à afetividade e ao emocional.
5.Quais os campos científicos se articularam com a psicomotricidade para defenderem o desenvolvimento global do individuo?
A Psicomotricidade é uma ciência que possui uma importância cada vez maior no desenvolvimento global do indivíduo em todas suas fases, principalmente por estar articulada com outros campos científicos como a Neurologia, a Psicologia e Pedagogia.
6.Em 1982, qual foi o novo conceito de psicomotricidade?
“Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo” (p.5)
7.Quais as vertentes da psicomotricidade?
A Psicomotricidade evidencia três vertentes: a Reeducativa, a Terapêutica e a Educativa.
8.Com relação a educação psicomotora, ela pode ser funcional ou relacional, explique.
Pode ser ambos, elas se completam. A Psicomotricidade Funcional, assim se