psicomotricidade
Acadêmicos: Mauricio Bonetti, Taylla Ramos, Raphaela Braga
Psicomotricidade
Professor: Jose Eduardo
A psicomotricidade funcional tem como objetivo educar sistematicamente as diversas condutas motrizes, tendo existência de uma melhor integração do sujeito na vida social e escolar, surgindo a partir da educação física, sendo exercícios para a reeducação motora.
É uma forma individual de exercitar o corpo de fora a sanar possíveis dificuldades motoras, exemplo seria subir, descer, pular e correr. Trabalhar isso com crianças oferecendo materiais com o próprio corpo como forma de desenvolver atividades.
O psicomotricista planeja as atividades em uma serie de exercícios psicomotores com objetivos pré-estabelecidos, dirigindo-se as crianças durante sua execução atuando como modelo, seguindo os movimentos quantas vezes forem solicitadas
A prática funcional atua basicamente no ato-motor, e essa pratica pode ser necessária em momentos ou em alguns casos, somente ela não seja tão eficaz, trabalhando o individuo em sua totalidade, mente corpo, cognição e afetividade dando uma só união.
A pisicomotricidade de relacional
A psicomotricidade relacional tem sua base psicanálise e diz respeito a sua relação primaria entre mãe e filho, através do brincar, aprendizagem e desenvolvimento, o individuo consegue expressar sentimentos através do corpo surgiu naturalmente durante a reavaliação das praticas exercidas pelos profissionais e perceberam que faltava algo que atendessem as dificuldades dos indivíduos e procuravam ajudar.
A psicomotricidade tem um importantíssimo componente, que é o jogo. Contudo não é um jogo de basquete ou futebol, mais sim um jogo da psicomotricidade relacional que é o lúdico, é o brincar da criança. Podemos encontrar em uma sessão de psicomoticidade o salto, nesse caso em que as crianças saltam a sua estrutura corporal é bem diferenciada das crianças que não saltam ou não conseguem saltar.
Os movimentos da psicomotricidade