psicomotricidade
TRABALHO DE PSICOMOTRICIDADE
PROFESSORA: LAILA
ALUNA: SABRINA MENEZES
JUIZ DE FORA
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a questão da psicomotricidade na Pré-Escola. O desenvolvimento do trabalho trata desses tópicos por meio da revisão de literatura, analisando como a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento das habilidades perceptivas, intelectuais e motora em crianças.
A importância das brincadeiras da infância, as atividades lúdicas espontâneas e informais como otimizadoras no processo de desenvolvimento infantil e a função dos pais e educadores para esse crescimento.
O trabalho vai propor uma reflexão sobre o brincar livremente para que o corpo possa se expressar na medida do seu desenvolvimento e competência incluindo o desenvolvimento afetivo e cognitivo como uma das preocupações da aula de educação física, sem deixar de lado, o desenvolvimento e aprendizagem das habilidades motoras.
DESENVOLVIMENTO
1-O QUE É PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.
A palavra psicomotora é formada pelos vocábulos psico e motricidade. Psico faz referência às atividades psíquicas com seus componentes sócio-afetivos e cognitivos, já motricidade constitui pela função motriz e se traduz fundamentalmente pelo movimento onde o corpo dispõe da base neurofisiológica adequada.
Pode-se perceber então, que como ciência da educação a psicomotricidade procura educar ao mesmo tempo em que desenvolve as funções da inteligência. Ao mesmo tempo, o progresso é complexo.
2-O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Algumas funções psicomotoras são:
- tônus de postura; dissociação de movimentos; coordenações globais; motricidade; orientação temporal; ritmo; lateralidade; equilíbrio; relaxamento.
Cada elemento da motricidade deve ser considerado no conjunto e na