Psicomotricidade
Através da obra de Vygotsky, os processos que caracterizam o pensamento típico humano, ações conscientes controlados, atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, comportamento intencional, são mediados por sistema simbólico. O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento, ocupa lugar central na obra de Vygotsky.
Mediação Simbólica= São instrumentos usados pelo ser humano para fazer a mediação entre o homem e a natureza ou o mundo que ele vive. Instrumentos esses utilizados para melhorar a vida, que ajudariam a buscar soluções para resolver problemas.
Vygotsky trabalha com duas funções básicas da linguagem. A principal função é de intercâmbio social, usado para a comunicação com os semelhantes, o homem cria e utiliza sistemas de linguagem. Essa função de comunicação é bem visível no bebê que está começando a falar, não sendo capaz de articular palavras e nem compreender o significado das palavras ditas pelo adulto, consegue comunicar seus desejos e estados emocionais usando gestos, sons e expressões, pela necessidade de comunicação é impulsionado o desenvolvimento da linguagem.
Intercâmbio social= As crianças desde que nascem, estão em contato direto com os adultos e é natural para as crianças esse relacionamento para assim viverem sua cultura. Sendo uma forma de aprendizagem de sua linguagem, e de sua cultura.
Entretanto a comunicação para ser possível a outros indivíduos na sua forma mais sofisticada, não basta, que a pessoa se manifeste como o bebê que consegue comunicar seus desejos e emoções, através de gestos, sons e expressões, ou para manifestar desconforto e prazer. Sendo necessário o uso de signos, que vem a ser ações sobre o psiquismo das pessoas, que traduzem ideias, sentimentos, vontades e pensamentos de forma bastante precisa, sabendo que a experiência de cada um é muito particular e a experiência deve ser extremamente simples e generalizada, para ser traduzido em signos podendo