PSICOMOTRICIDADE (FISIOTERAPIA)
É uma ciência que tem como objetivo a concretização do pensamento em ato motor de forma harmônica. A Psicomotricidade privilegia a qualidade de vida do indivíduo em sua totalidade por meio do corpo abrangendo seu mundo interno e externo, obtendo resultados positivos manifestados em seu aprendizado e sua expressividade corporal diante das relações sociais. É sustentada por três conceitos: cognitivo, afetivo e motor.
Os tipos de abordagem são denominados por: Preventiva, que visa o desenvolvimento integral do indivíduo nas várias etapas do crescimento,enriquecendo sua qualidade de vida. E a Terapêutica, que atua sob as defasagens do indivíduo, aprimorando suas habilidades. Este trabalho é fundamentado com as bases neurológicas do ser humano e apoiado nas áreas básicas da Psicomotricidade, a Tonicidade, a Equilibração, a Lateralização, Noção do corpo, Estruturação Espaço Temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (2003), a Psicomotricidade consiste em trabalhar o movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
Engloba, portanto, em sua prática aspectos cognitivos, afetivos e motores que se encontrem desassociados.
Entendendo-se que deve ser analisado, cuidado e reestruturado em todas as dimensões:
– orgânica, psicológica e social–, sua identidade deve ser resgatada.
Dentro desse conceito, sugere que o indivíduo busca o equilíbrio ativando potenciais psíquicos na realização de atividades funcionais, através da noção corporal, equilíbrio,coordenação motora, lateralidade, tonicidade, controle da respiração, dentre outros. Visando a estimulação das vias perceptivas, da atenção, memória e discriminação, da coordenação vasomotora,resultando em ações precisas e coesas.
Os aspectos da psicomotricidade no tratamento motor relativo ao sistema neurológico são