Psicologos hoje em dia
Clebson Sidney Alfredo – RA: 6661386833
Práticas Emergentes: Psicologia Jurídica
Docente: Caroline Mazon Gomes Carlos
Leme, 1 de Abril de 2013
Centro Universitário Anhanguera Educacional
Clebson Sidney Alfredo – RA: 6661386833
Práticas Emergentes : Psicologia Jurídica
Trabalho apresentado para Anhanguera Educacional e entregue a docente Caroline Mazon Gomes Carlos , com o intuito de promover a aprendizagem e o desenvolvimento social.
Leme , 1 de Abril de 2013.
Psicologia Jurídica
A psicologia jurídica é fundamentada como uma especialidade que desenvolve um grande e específico campo de relações entre os mundos do Direito e da Psicologia, nos aspectos teóricos, explicativos e de pesquisa, como também na licação, na avaliação e no tratamento( Colégio Oficial de Psicólogos,1997).
De acordo com o texto acima , o contexto da Psicologia Jurídica tem como base as questões judiciais que envolve a analise e as personalidade de um certo indivíduo ou casos relacionados ao envolvimento jurídico. Casos como, crimes cometido que supostamente o autor cometeu um delito grave e não confessa o ato , mais que também pode ser verdade a sua versão e ai entra o papel do Psicólogo Jurídico para tentar analisar e passar seu relatório de observação para que o Juiz possa adiar a sentença do acusado.No início do Século XIX , na França, os médicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o ‘’enigma’’ que certos crimes apresentavam. Erma ações criminosas sem razões aparente e que, também ‘’ não partiam de indivíduos que se encaixavam nos quadros clássicos da Loucura’’ ( CARRARA, 1998, p.70).
De acordo com Bonger (1943), a Psicologia só viria aparecer no cenário das ciências q auxiliam a justiça em 1868, com a publicação do livro Psychologie Naturelle, do médico francês Prosper Despine, que apresenta estudos de caos dos grandes