Psicologia
1 - INTRODUÇÃO______________________________________________________pág 2
2 - QUE É PSICOLOGIA SOCIAL ________________________________________pág 3 2.1 – A FAMILIA ______________________________________________________pág 3 2.2 – A ESCOLA_______________________________________________________pág 3
3 – TRABALHO E CLASSE SOCIAL______________________________________pág 4
4 – O INDIVIDUO NA COMUNIDADE____________________________________pág 5
5 – REFERÊNCIAS _____________________________________________________pág 5
1- INTRODUÇÃO
A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais, sendo elas (sociologia, antropologia, ciência política). Sua formação acompanhou vários movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão da doutrina totalitária ou nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, etc. O seu foco e voltado para o estudo do comportamento dos indivíduos quando estão em interação, o que ainda hoje, é questionável e aparentemente redundante, pois como se diz desde muito: o homem é um animal social.
2 - O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL?
A Psicologia estuda o comportamento, desde os condicionados conscientemente até os inconscientes a diversos níveis. Para determinar se determinado comportamento é social levam-se em conta as influências genéticas e ambientais no organismo, bem como suas características individuais geradas por esses dois fatores. A Psicologia Social visa estudar o comportamento de indivíduos no que tange suas influências sociais, ainda assim buscando o que nos caracteriza como espécie dentro de certas condições ambientais. Para isso estuda a linguagem, história, cultura, entre outros fatores.
A FAMILIA
Família é o grupo essencial que garante a sobrevivência do indivíduo. Ela é regida por