Psicologia
Resumo: Chaves para A PSICOLOGIA do Desenvolvimento (Apostila) O inicio da apostila começa a falar sobre o desenvolvimento pré-natal e suas etapas. Este desenvolvimento ocorre em três fases: germinal, embrionária e fetal. São durante essas fases em que o zigoto original unicelular transforma-se em um embrião e depois em um feto. Durante e após o nascimento o desenvolvimento segue em dois princípios fundamentais, o crescimento e o desenvolvimento motor que ocorrem de cima para baixo e do centro do corpo para fora. No texto mostra que o princípio cefalocaudal, que veio do latim significa ``da cabeça para a cauda’’ determina que o desenvolvimento ocorra da cabeça para a parte inferior do tronco. O texto mostra-nos as partes do embrião que desenvolve mais cedo como os olhos e são desproporcionalmente grandes.
Dados da apostila: Principio próximo- distal: Principio que o desenvolvimento ocorre de dentro para fora, ou seja, de que partes do corpo próximas ao centro desenvolvem-se antes das extremidades, termo que vem do latim ``do próximo ao distante ´´
Temos as descrições dos meses dos bebês mostradas em uma tabela que mostra cada indagação da fase e cada característica.
Fase Germinativa (fecundação até duas semanas), é a parte em que o zigoto divide-se, torna-se mais complexo e implanta-se na parede do útero.
Após e durante esta fase pode ocorrer o aborto espontâneo, que é a exclusão natural de um embrião que não pode sobreviver fora do útero.
Fase Fetal (8 semanas até o nascimento), é quando começa o aparecimento das primeiras células ósseas, que é a etapa final da gestação. Sendo assim esse é um período em que o feto cresce rapidamente até cerca de vinte vezes ao seu comprimento anterior, é quando os órgãos e sistemas corporais tornam-se mais complexos, esta fase é caracterizada pela caracterização dos membros e órgãos, até os sexuais, o feto já se move.
Influências