Psicologia
Como foi a relação de Cazuza com seus pais durante sua vida?
Os pais: João Araújo (pai de Cazuza), divulgador da gravadora Odeon; Lucinha Araújo (Mãe de Cazuza), costureira, não eram ricos, mas o matricularam numa escola cara, o colégio Santo Inácio, dos padres jesuítas. Como às vezes tinha que sair à noite, o filho único se apegou à companhia da avó materna, Alice. Quieto e solitário, Cazuza, foi um menino bem-comportado na infância.
Na adolescência: a saber, que se drogava e que era bissexual, isso, para a supermãe Lucinha, não foi nada fácil. Assim como não foi, para o pai, ter que livrá-lo de prisões e fichas na polícia, por porte e uso de drogas.
As brigas com a mãe eram constantes. Lucinha ficou chocada ao descobrir maconha no quarto do filho quando ele tinha 15 anos. Jogou tudo fora e ouviu de um inconformado Cazuza: “Você é louca? Era maconha de primeira qualidade. Você não dá valor às coisas. Jogou dinheiro fora!”.
Como as relações amorosas de Cazuza afetaram a obra dele?
Lucinha, ela diz que, apesar de serem muito próximos, Cazuza não lhe confidenciava seus casos amorosos. “Sobre muitos fiquei sabendo depois, quando os amigos dele deixavam escapar.” A primeira paixão do filho foi um desses relacionamentos que ela soube por acaso. Foi aos 17 anos, com uma vizinha do Leblon. Certa tarde, Cazuza pediu dinheiro à mãe para pagar um raio X que um médico havia pedido. Dias depois, Lucinha recebeu um telefonema de uma clínica cobrando pelo raio X . Colocou Cazuza contra a parede e descobriu que o dinheiro tinha sido usado para pagar um aborto da namorada.
Outra namorada de Cazuza foi a produtora de eventos Patrícia Casé, irmã da atriz Regina Casé. No início dos anos 80, Cazuza morou seis meses com Patrícia. “Eu era a careta da turma, a chata que regulava. Por isso, acho que a Lucinha gostava tanto de mim”, disse Patrícia a Biografias. Mas viver junto era difícil. A casa vivia cheia de gente, enchia-se a geladeira de manhã e, à noite, não tinha