Psicologia
Jerome Seymour Brunner nasceu em Nova York em primeiro de outubro de 1915, foi professor de psicologia em Harvard, escreveu muitos trabalhos sobre educação, desenvolveu a teoria denominada cognitivismo. Psicólogo por formação ganhou notoriedade na área da educação, ao participar do movimento de reforma curricular acontecido nos EUA. Possui diversas obras na área da pedagogia e psicologia.
[pic]
Para Brunner, o cognitivismo é um processo ativo e não apenas receptivo, como se pensava à época, assim o educando deve desenvolver novas teorias e novos conceitos a partir do que lhe foi exposto, selecionando e transformando a informação, para daí desenvolver hipóteses e tomar decisões, tudo isso se deve a maneira com a qual se deve estruturar o conhecimento cognitivamente. A estrutura cognitiva, segundo Brunner, deve fornecer significado e organização para novas conceituações, permitindo que o educando vá além do que lhe foi transmitido, e não apenas um produto do meio onde existe, possibilitando a construção de nova visão sobre o modelo que lhe foi apresentado.
Segundo Brunner, o educando deve habitar um ambiente rico culturalmente, a linguagem e as técnicas de ensino devem ser usadas como meios de fomentar o gosto pela descoberta, agindo dessa forma o desenvolvimento será muito mais rápido. O educador deverá criar meios de estímulos à descoberta, instigar o instinto de pesquisa do educando para que este se sinta a vontade para buscar o conhecimento. Para ele, o método expositivo priva o aluno de buscar respostas a partir de métodos de investigação, que segundo ele, qualquer aluno é capaz de adquirir conhecimento através do método de estruturação cognitiva.
[pic]
Sob o ponto de vista de sua teoria, o educando deve receber motivação continua, para isso ele