Psicologia
Os valores morais de um grupo ou organização definem o que é ser ético para si e, a partir daí, elaboram-se rígidos códigos éticos que precisam ser seguidos sob pena de ferirem os valores morais preestabelecidos.
2. A ênfase na abordagem pré-convencional da ética e responsabilidade social se dá apenas no próprio indivíduo, os outros são apenas meios para o benefício dele próprio.
Na ênfase na abordagem convencional, o foco são as obrigações negativas para com os outros, mas sempre dentro de limites externos à organização.
A ênfase na abordagem pós-convencional recai nas obrigações positivas, internalizando-se o respeito pelos outros e o dever de promover o bem-estar.
Transição da gestão antropocêntrica, na qual a empresa é o centro de tudo, para a ecocêntrica, na qual o meio ambiente é o mais importante, e empresa, assim como os outros agentes, insere-se nele.
O consumismo é a aquisição desmedida de produtos.
O consumerismo pode ser dividido em dois tipos: o verde que é uma tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou serviços que não agridam o meio ambiente, já o ético considera questões mais amplas do que ser “amigo do meio ambiente”.
O anticonsumerismo é um desafio maior ao conjunto de premissas sobre o que é necessário para a sociedade humana.
3. A cultura empresarial torna possível entender como as organizações vem concebendo e pondo em prática sua responsabilidade perante os acionistas, funcionários, demais stakeholders e a sociedade em geral se levarmos em conta que toda organização faz parte de um contexto sociocultural mais amplo, o