Psicologia
Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico
A Psicopedagogia tem um grupo específico para juntar os conhecimentos das ciências pedagógicas, psicológicas, fonoaudiologias,neuropsicológicas e psicolinguísticas,isto para obter mais informações e também para compreender melhor a aprendizagem humana.O psicopedagogo,terapeuta tem que usar a sua sensibilidade e experiência,para avaliar a situação problemática e para construir um novo tipo de aprendizagem verdadeira.O profissional dever entender muito bem dessa área porque pode ter sintoma de algo maior.
Os pacientes com problemas de aprendizagem mostram como sintomas a desatenção,que gera outros fatores de desequilíbrio de fatores internosdo sujeito ,no seu organismo e corpo.Como diagnóstico o profissional (psicopedagogo) tem que ter muitos dados para poder entender a causa e o grau da perturbação ,o que vai levar o trabalho terapêutico.
A partir da visão sócio-histórica de Luria e Vygotsky, a atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. Segundo Vygotsky (OLIVEIRA, 2003), a atenção faz parte das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas. O funcionamento da atenção baseia-se inicialmente em mecanismos neurológicos inatos e involuntários. A atenção vai gradualmente sendo submetida a processos de controle voluntário, em grande parte fundamentado pela mediação simbólica.A atenção responde a estímulos externos e cada espécie animal tem uma capacidade de atenção que inicialmente volta-se à sua sobrevivência. A memória e o aparelho sensorial estão relacionados ao aspecto perceptivo, para o homem. Por exemplo, quando o estímulo de um som ou clarão muito forte nos faz voltar o olhar para sua direção. Voltar o olhar é uma reação que identifica nosso foco de atenção.
O ser humano tem mecanismos de atenção involuntária. Quando bebê,