Psicologia
*As vítimas tem em sua maioria o sexo feminino e geralmente são de classes baixas da sociedade , observa-se também que muitas das vítimas sofrem o abuso na infância e se pronunciam sobre o fato somente na adolescência .
Outra característica dos abusos , são que muitas das vezes acontece dentro de casa no convivio familiar , e geralmente o pai é o agressor .
*A criança por não ter o acolhimento adequado no interrogatório , tem dificuldades em confirmar as denuncias e em retratar os fatos e muitas vezes mudando o seu discurso inicial .
Isto acarreta na absolvição do réu , pois o juiz vê um laudo frágil e dúvidoso , aplicando assim o indúbio pró réu .
*Quando a vítima é interrogada apenas por psicólogos e não submetida a vários interrogatórios como gerlamente acontece , é mais provável a confirmação dos abusos .
*Geralmente a família acredita que a criança está mentindo ou fantasiando o fato .
*Alguns dos casos a vítima tem uma reação emotiva de compaixão e afeto ao agressor .
*Aceitar que a criança tem uma opinião sobre os adultos e os acontecimentos da sua vida é muito importante para intende-la e ouvi-la adequadamente .
*Os procedimentos de investigação também é um fator que assusta a vítima , pois são coisas que normalmente não acontecem em seu cotidiano , como exames de corpo de delito .
*O abuso