psicologia
O Linux foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Trovalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área da informática.
Já o Linux educacional é uma compilação do Linux com o foco em aplicação a laboratório de informática educacional e escolas proporcionando aos tecnicos, professores e alunos uma maior liberdade de personalização ao ambiente, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social.
Este sistema operacional baseado a principio no Debian e hoje no Kubuntu, desenvolvido pela equipe do Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação. O Linux Educacional é uma plataforma de educação que aborda justamente a ampliação das áreas disciplinares que a educação brasileira comporta, ou seja, todas as disciplinas possuem um suporte pré-instalado dentro do sistema ou disposto em repositórios públicos, como o do MEC e instalações de atualização que são adquiridas nos repositórios dos sistemas de base. O que agrava a aceitação do Linux Educacional é a falta de conhecimento de programas educacionais por parte dos professores, uma maneira de acelerar o processo de familiarização dos alunos e profissionais é a utilização de todos dentro do ambiente educacional.
Fatores que compensam o uso do Linux:
Destacando-se os fatores "macroeconômico, de segurança, de autonomia tecnológica, da independência de fornecedores e democrático, a segurança e a privacidade de informações também são fortes atrativos para a adoção do SL tanto no contexto educativo quanto doméstico, visto que não existe garantia plena de que os programas proprietários não possuam bugs (erros propositais ou não) em seu funcionamento e que os fabricantes (ou algum associado) tenham acesso não autorizado aos computadores e dados pessoais dos seus usuários.
______. Guia do Hadware. O Linux Educacional e