Psicologia
Focaliza o estudo científico de como as pessoas mudam, e também como elas ficam iguais, desde a concepção até a morte.
Dois tipos de mudanças de desenvolvimento: mudança quantitativa e mudança qualitativa.
Quantitativa: mudança em número ou quantidade.
Qualitativa: mudança de tipo, estrutura ou organização, é marcada pelos aparecimentos de novos fenômenos que não poderiam ter sido previstos a partir do funcionamento anterior.
Objetivos: a descrição, a explicação, a previsão e a modificação do comportamento. Os estudiosos do desenvolvimento humano estão interessados em fatores que afetam todas as pessoas, mas também querem saber por que uma pessoa sai tão diferente uma da outra.
O desenvolvimento esta sujeito a muitas influências. Algumas são provenientes da hereditariedade – a herança genética inata que os seres humanos recebem de seus pais biológicos – e outras provêm do ambiente externo. Esta distinção logo desaparece: as pessoas mudam seu mundo mesmo enquanto são por ele influenciados. Alguns pesquisadores distinguem em influências: normativas e não-normativas.
Normativas: um acontecimento “normativo” é quando ocorre de maneira semelhante para a maioria das pessoas em um determinado grupo: influências normativas etárias e influências normativas históricas.
Não-normativas: acontecimentos da vida “não-normativos” são eventos incomuns que tem grande impacto nas vidas individuais.
Influências e momentos de ocorrência: períodos críticos: um período critico é um tempo especificio durante o desenvolvimento, quando um dado evento tem seu maior impacto.
O que é desenvolvimento? Continuidades sistemáticas, mudanças que os indivíduos apresentam no curso de sua vida -> refletem a maturação biológica e da aprendizagem.
Desenvolvimentos normativos: caracterizam todos os membros de uma espécie.
Desenvolvimentos idiográficos: descrevem aqueles que podem variar de individuo para individuo.
Desenvolvimento Humano: processo