Psicologia
MODERNIDADE
ARTIGO
Alex Coltro
Professor do Departamento de Administração de Empresas da Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo de inúmeras disciplinas, particularmente de Filosofia e Administração – O conhecimento em administração. Doutorando em Administração pela
FEA/USP; Mestre em Administração pela FEA/USP; Bacharel em
Filosofia, Administração e Engenharia de Produção
RESUMO
Este artigo procura demonstrar/caracterizar alguns aspectos fundamentais do enfoque metodológico denominado de Fenomenologia, apresentando-o, inicialmente, em suas importantes origens históricas, seus fundadores e principais pensadores representantes e, posteriormente, caracterizando mais particularmente a natureza mais profunda e rica desta maneira de produzir conhecimento científico nas esferas humanas.
Ressalte-se que foi tal enfoque epistemológico que criou uma natureza própria e original das denominadas ciências humanas, assim possibilitando o seu refundamento e expansão tal qual hoje são conhecidas.
Feitas tais considerações, apresenta-se uma sugestão de pesquisa científica para ambientes organizacionais com este enfoque metodológico objetivando, dentre inúmeros aspectos, possibilitar/facilitar aos leitorespesquisadores virem a trabalhar com este enfoque metodológico, algo, normalmente, pouco comum uma vez que tal densidade conceitual é tida como complexa e hermética para os não iniciados.
forma prevalecente uma concepção empirista e determinista da própria noção de ciência, o que fez com que os chamados cientistas sociais da época objetivassem tratar as coisas humanas também com este enfoque majoritário baseado em modelos hipotético-dedutivos e experimentais que buscavam a determinação de leis causais necessárias e universais para os fenômenos humanos.
Tal situação gerou produções acadêmico-científicas que operavam metodologicamente por analogia